Moinhos Artistadores de Histórias

O documentário Moinhos Artistadores de Histórias teve origem na concepção, realização e nas reverberações provocadas pelo espetáculo Contrapontos, interpretado pelo Coro Juvenil do Moinho/UCS. O doc é resultado de uma análise deste espetáculo cênico-musical-contemporâneo, multifacetado, interdisciplinar, que promoveu expansões de consciência, emancipação, alteridade e afetividade entre seus participantes, num processo de afinação de si através desse devir-coral. Ele apresenta relatos de experiências de profissionais e dos cantores envolvidos em sua realização, e imagens de seus bastidores e do espetáculo nos anos de 2017 e 2018.

Esta produção foi concebida pela professora, regente e artistadora Cristiane Ferronato como produto final de sua pesquisa de mestrado no PPGHIS - Mestrado Profissional em História, na Universidade de Caxias do Sul, sob orientação da Profa. Dra. Eliana Gasparini Xerri. A dissertação "Jovens que Cantam em Bando: uma prática interdisciplinar e contemporânea de canto coral em Caxias do Sul" pode ser encontrada no repositório da UCS, e contem detalhes complementares ao documentário.

 

Potencialmente, o material aqui apresentado poderá servir como ferramenta inspiradora de artistamentos para regentes de coros infanto-juvenis e jovens, para arte/educadores, historiadores e educadores das ciências humanas em geral, que atuam em atividades coletivas no exercício de sua profissão.

 

Direção: Lauren Fogaça

Roteiro: Cristiane Ferronato e Lauren Fogaça

Montagem: João Paulo Vargas e Lauren Fogaça

Narrações: Cristiane Ferronato, Lucia Passos, Julia Webber, Teco Galati e Ricardo Alvarenga

Trilha sonora: Alexandre Fritzen da Rocha e Coro Juvenil do Moinho/UCS

Imagens de arquivo captadas por Cristian Beltrán, em 2017, e Daniel Vargas, em 2018.

2020. Cristiane Ferronato.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now